domingo, 7 de fevereiro de 2010

Tempo errado

Definitivamente, se eu tinha alguma dúvida não tenho mais, eu não sou do mundo atual. E por mais paradoxal que possa parecer, hoje, tenho certeza: Eu não sou contemporâneo do mundo que vivo.
E fatores que, para mim, comprovam isso são vários e posso enumerá-los, além de justificá-los.
Não tenho a rapidez, agilidade e efemeridade que o mundo necessita, pois é inerente, a minha natureza, ser calmo e devagar, porém devo confessar que vez ou outra, por influência externa, ajo contra a minha essência e a favor da maré, o que claro me faz mal.
Não me enchem os olhos as músicas de sucesso que a juventude admira, porque são tão efêmeras quanto vazias, no meu modo de ver. Prefiro músicas antigas, sons melódicos, conotações infinitas, a qual a imaginação vive sempre a navegar, apesar de gostar, também, de uma ou outra que contrarie esses conceitos.
Tampouco me enchem as vistas a necessidade de lazer televisiva, com seus falsos entretenimentos e suas pseudos contextualizações e preocupações com a sociedade, pois o interessante para as emissoras é o lucro, ainda que para tal se venda o sofrimento, a desgraça e a miserabilidade, e acreditem, pasmem, é o que mais fazem.
Tampouco gosto da falta de educação do mundo de hoje, pois ser educado, cortês e cavalheiro tornou-se uma falta de qualidade ou o que é pior, um defeito.
Acredito que seja sem propósito a apologia ao homossexualismo , não que eu seja discriminatório ou coisa parecida, mas creio que tal é semelhante a banalização do corpo da mulher e do sexo, ou seja, desnecessária. Além disso, essas incidências nos canais midiáticos constituem uma agressão ao ser humano, pois a essência desse é tida de maneira irrelevante. Há um amigo meu que diz: “A educação e o heterossexual estão em extinção.” E infelizmente constatamos a veracidade da afirmação, porque qualquer atitude parece ofender a minoria - o gay - ou a maioria conduzida – o mal educado. E que fique bem claro, não comparei tampouco disse que homossexuais são sem educação, apenas coloquei em paralelo essas dicotomias. Até por que, os gays são conhecidos, notoriamente, por suas educação e cultura. Assim, creio que devem lutar contra qualquer discriminação, porém sem apologias, pois, reitero, não gosto de nenhuma banalização sexual, julgo ser sem propósito. Porquanto, por exemplo, acredito ser muito ruim a ausência da sensualidade feminina com a consequente valorização e banalização do corpo da mulher por si só, pois particularmente julgo ser essencial aquele suspense-romanceado, é imprescindível.
Porém, nada me aborrece tanto quanto as rotulações impostas pelas pessoas, por motivos simples. Primeiro, por essência qualquer rótulo é pejorativo e reduz discussões entre pessoas com pensamentos divergentes, e debates, por mais que digam ao contrário, são imprescindíveis para o crescimento como cidadão e agente humano. Certa feita, Mário de Andrade disse: “Enquanto alguns discutem rótulos, outros discutem conteúdo.” E, cabe a mim, somente, concordar com este sensacional escritor, sem tirar nem pôr.
Também me entristece a falta de capacidade dos semelhantes se ouvirem e, claro, se respeitarem, não à toa se sentem ofendidos por nada. Mas, isto se deve ao fato das baixas escolaridade e cultura em detrimento a supervalorização do dinheiro e do supérfluo, contudo este é um problema do presente, foi do passado e provavelmente será do futuro do nosso país, e por que não, até mesmo da humanidade.
Dessa forma, deve ser claro porque não sou contemporâneo deste mundo, e para corroborar ainda há os fatos de gostar de História e ser Botafoguense. Pois, é o Botafogo, um clube formado de glórias passadas e por um amor-romance-paixão imensurável de sua terna e eterna torcida.
Destarte, talvez eu tenha, realmente, nascido atrasado ou simplesmente tenha vindo no tempo errado.

7 comentários:

  1. Não poderia concordar menos de suas ideias, considerando que também me sinto muitas vezes perdida diante das novidades, preferindo me aconchegar no preto e branco de outra década. Entretanto, sinto-me no dever de protegê-la, dessa vez. Talvez por todo esse seu ceticismo constante, que parece sempre apagar todo o outro lado da situação. É, sim, uma contemporaneidade de maus bocados. Com mais palavrões do que cortesias, o dia-a-dia pode vir a ser cansativo e desestimulante. Mas esse é apenas um lado da moeda: existe o outro em que temos hoje mais capacidade do que um dia já sonhamos em ter. E, com isso, temos muito mais possibilidades de superar nossos defeitos. O que provavelmente não conseguiríamos em tempos tão distantes e tão preconceituosos... Talvez você possa mesmo estar em um tempo errado. Talvez as músicas, o romantismo e os detalhes estejam há muitos anos de diferença. Mas provavelmente seu raciocínio está muito mais próximo da nossa atualidade...
    ... Isso se não formos contar com todo esse pessimismo que você carrega, né? Hahah

    Beeijo!

    ResponderExcluir
  2. Eu não sei se o comentário foi enviado, eu tô bem confusa aqui com esse sistema de comentários, na verdade! Hahaha
    Talvez por já ser quase 5 horas...
    Mas espero que tenha ido, porque eu tinha me empolgado e escrito mais do que deveria, até! Hahah

    Beijo!
    (se o outro comentário foi enviado, então pode desconsiderar esse daqui! Heheh)

    ResponderExcluir
  3. Jessica, concordo até certo ponto com sua defesa, mas vejo um porém. Não há uma distância nesse tempo preconceituoso no qual você diz, pois se antes o preconceito na sociedade era deflagrado, na verdade, a discriminação, nós temos hoje uma grande máscara, a hipocrisia, essa talvez ainda maior da que já existia, que cobre essa discriminação. Claro está, que há mais esclarecimento e mais pessoas esclarecidas, por conseguinte, essas lutam por liberdade, progresso humano(mental) e por ausência de discriminação. Porém, a vasta maioria tem uma mentalidade tacanha e provinciana sobre o ser humano e a sociedade, logo isto não mudou muito, ou seja, aquilo que deveria progredir/evoluir se manteve, enquanto inúmeras coisas, algumas boas outras não, evoluíram. Enfim, é um assunto extenso, eu não sou pessimista, sou realista, apenas não me iludo, mas me adjetive como quiser.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Sendo deste tempo ou não,és um ser humano evolúidissimo,inteligente,loquaz e um amigo maravilhoso.

    P.S.: E com um gosto musical agradabilíssimo!

    ResponderExcluir
  5. Mari, muito obrigado! =]

    Se eu começar a "me achar" isso tudo, será uma das culpadas! hahahaha

    Obviamente, não sou isso tudo, mas objetivo um dia ser. Ademais, elogio-a da mesma forma e intensidade, pois merece! ;)

    Beijo.

    ResponderExcluir