quinta-feira, 14 de maio de 2009

Seres, inconstantes, humanos

Somos seres – inconstantes - humanos, a divina das máquinas, porém temos um problema inerente e este se constitui de nossos pensamentos, pois podemos nos encontrar felizes em dado momento e logo, no segundo seguinte, não mais. Temos a capacidade, também, do oposto, isto é, gostar e desgostar, amar e desamar, entre outras inúmeras duplas mundanas. E ao que tange a paciência e impaciência, se ora estamos virtudiosos nada precisa acontecer e ainda assim ficamos intransigentes, contudo algo sempre ocorre e nós transformamos em álibi. Todavia, inexiste situação tão banal à nossa mazela do consciente que a alternância entre a certeza e incerteza e para flutuarmos de uma balsa à outra necessita, somente, que o ponteiro mais fino e rápido do relógio dê alguns passos. Portanto, não há o porquê de nos queixarmos de terceiros, quartos e quintos, uma vez que esse sentimento, essas intermitências são comuns para todos, e se você já não sofreu, decerto, já fez alguém sofrer. Caso não tenha ocorrido nenhuma cousa tampouco outra, espere, porque ocorrerá uma ou as duas. Tal vaticínio é tão certo quanto o nascer do sol amanhã ou depois.

2 comentários:

  1. Costumo dizer, de forma mais mórbida, que as coisas, quando são CERTAS de acontecer - como é o caso -, são mais certas que a MORTE.

    Todavia, admito ser o seu mais suave, soa melhor, talvez mais bonito de ser dito e/ou ouvido.

    Vou pensar se melhoro.

    Aquele abraço, Saramago!

    ResponderExcluir
  2. Na minha ótica, as duas maneiras são válidas para dizer sobre situações CERTAS de acontecer, como você mesmo alcunhou.

    Porém, uma, a sua, é mais irônica e não a vejo com morbidez, e sim, com requinte sarcástico, familiar a sua pessoa. Enquanto a outra, mostra-se de forma mitigada, e até mesmo simplista, a qual deve ser usada quando a ironia e o sarcasmo não são bem vindos, em virtude das circunstâncias.

    Ou seja, usemos as duas e tá ótimo!

    PS: Rapaz, não ouso tanto, portanto se chegar a um porcento dele, dou-me por contente.

    Abração irmão!

    ResponderExcluir