domingo, 2 de janeiro de 2011

Antidemocrático

Calma! Sem pânico! Não falarei sobre a imunda e famigerada política brasileira (e/ou internacional), embora o título nos leve a crer que seja isso, e, também, muito embora eu goste de falar/discutir acerca do assunto, tanto para expor meu ponto de vista, quanto para aprender; enfim, essa situação não vem ao caso.

O que vem à mão é o assunto mais trivial e banal possível, trata-se do tempo. Posto que, esses dias, ao andar de ônibus e ser, quase, afogado no vento voraz e impetuoso que nos atinge ao rosto quando ganhamos o a Enseada de Botafogo e/ou o Aterro do Flamengo, pensei o quão injusto, 'inequânime' e antidemocrático é o tempo. Uma vez que, ao olhar para o relógio e calcular que demoraria uns 30 minutos para chegar em casa, me indaguei se a senhora simpática ao meu lado também demoraria o mesmo tempo, pois aparentava um cansaço secular, embora a idade aparentasse ser, no máximo, de uma septagenária.

Foi então que, neste momento, um estalo deu-se sobre mim, após essa análise infame de circunstância e de tempo. Assim sendo, me perguntei: E se os tempos meu e dela fossem de 30 minutos, ainda assim seriam iguais? Por que 30 minutos para uma pessoa que viva 80, 90 ou 100 anos é diferente de outrem que viva 70, por exemplo. Logo o tempo, ainda que igual, é ‘menor’ para um e ‘maior’ para outros, lendo isto, parece uma análise filosófica-científica. No entanto, não é, a ilação é simples, trivial, banal como uma filosofia de botequim. Deduz-se, desse modo, que devemos respeitar o tempo de cada um, o tempo de aprendizagem, o tempo de erro, o tempo de descobertas, o tempo de ensinamentos, porquanto todos têm ‘tempos’ (para isto tudo que foi dito e de outras situações da vida) distintos, e qualquer comparação é imparcial e/ou, no mínimo, leviana. Destarte, a sociedade que propala a todos os ventos uma democracia e uma igualdade é substancialmente injusta, 'inequânime' e antidemocrática, ao objetivar um enquadramento naquilo ‘que é’ porque o ‘tempo’ assim o quer ou assim determina.

Portanto, em meu humilde prisma social jamais chegaremos perto de alguma democracia se desconsiderarmos as distinções de cada ser, sobretudo o tempo de cada um, tão logo, por conseguinte, é inócuo uma tentativa visceral de igualdade de direitos, deveres, valores éticos e morais sem considerar e avaliar cada indivíduo. Com efeito, deve haver um respeito para cada ser unicamente e, posteriormente, para o todo, porque tentar ou objetivar um respeito global desconsiderando o indivíduo, é assassinar a potencialidade do ser humano, é enquadrar e domesticar a vida; porque irá desconsiderar todas as possibilidades daquilo que poderia ter sido e não foi, e as possibilidades de cada um somar ao mundo o seu melhor, tudo isso em razão de uma 'antidemocracia temporal' ‘imposta’ pela sociedade.

Concluo, humildemente, que não há tempo certo para viver ou deixar de viver, e, mormente, não há tempo certo para ser feliz. Assim vamos viver ou deixar de viver o que quisermos, quando bem entendermos, e principalmente que sejamos felizes.

2 comentários:

  1. Uau!!Estás inspirado!!
    Muito interessante o texto e as opiniões nele explicitadas,das quais pude compartilhar.
    Continue assim.

    ResponderExcluir